A mãe solo que resolveu criar seus filhos no meio da floresta

Cristina de Souza, 36 anos, conhecida nas redes como Odara da Floresta, vive uma rotina incomum na Costa da Lagoa, região isolada de Florianópolis. Para chegar em casa, ela enfrenta 40 minutos de barco e ainda uma caminhada através da mata. Na residência cercada por árvores, cria sozinha os filhos Rudá, 7, e Kaité, 3, em meio aos sons da natureza.
A fotógrafa e doula compartilha seu estilo de vida com 66 mil seguidores. “É outro modo de enxergar a vida e de perceber o tempo das coisas. Estar em contato direto com a natureza é poder perceber o ciclo da vida”, explicou ao Uol. Ela destacou as diferenças: “Não tem um iFood para pedir se você tem fome, você não sai a hora que quer de casa”.
Cristina conheceu o local em 2010 durante um trabalho e se apaixonou. “Quando entrei no barco, pensei: ‘Vou morar aqui’. Foi paixão à primeira embarcada”, relembrou. Em 2017, realizou o sonho de mudar-se para a comunidade, que abriga entre 1.500 e 2.000 moradores segundo estimativas baseadas no número de eleitores.
Separada há um ano do pai das crianças, ela criou os filhos com apoio da mãe. “Se não fosse ela morando aqui, eu não conseguiria ter o emprego que tenho hoje”, afirmou sobre seu trabalho como assessora parlamentar. A vida na floresta, longe do trânsito e dos aplicativos, segue o ritmo da natureza em uma experiência de reconexão com o essencial.
