A militar que vai assumir mandato de Carlos Bolsonaro após renúncia

Carlos Bolsonaro (PL) oficializou sua renúncia ao mandato de vereador na Câmara do Rio de Janeiro e vai se lançar como candidato ao Senado por Santa Catarina, o que exige uma mudança em seu domicílio eleitoral. A vaga deixada por ele será assumida por Alana Passos (PL), militar reformada e aliada da família Bolsonaro.
Alana, que obteve 11.046 votos nas eleições de 2024, já foi a terceira deputada estadual mais votada do Rio em 2018, quando recebeu mais de 106 mil votos pelo PSL. Ela, que teve apoio de Jair Bolsonaro, também foi 2º sargento paraquedista do Exército.
A carta de renúncia de Carlos Bolsonaro foi escrita de próprio punho, na qual ele comunica sua saída do cargo de vereador devido à mudança de domicílio eleitoral para disputar o Senado.
A eleição para o Senado em 2026 é vista como uma prioridade para o bolsonarismo, com o PL e seus aliados planejando eleger uma bancada forte para pautar temas de interesse da direita, como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
