Apoie o DCM

A nova cerveja sem álcool que te deixa bêbado, mas não provoca ressaca

Jovens bebendo cerveja em festa. Foto: Reprodução

O neurocientista britânico David Nutt desenvolveu uma cerveja que provoca os efeitos positivos da embriaguez sem conter álcool. A bebida faz parte do portfólio da marca SENTIA Spirits, criada em seu laboratório GABA Labs nos arredores de Londres. A tecnologia utiliza extratos vegetais que ativam seletivamente o neurotransmissor GABA no cérebro, responsável pelas sensações de relaxamento e sociabilidade.

De acordo com o cientista, essa abordagem direcionada evita os efeitos negativos associados ao consumo de álcool. “Elas só ativam o GABA – que, diferentemente da dopamina e da endorfina, não gera agressividade, vício ou ressaca”, explica Nutt. Os efeitos começam a aparecer entre cinco e dez minutos após o consumo e dissipam-se após aproximadamente meia hora.

Apesar de não ser detectável no bafômetro, o neurocientista faz um alerta importante sobre o uso responsável. “Embora a bebida não seja detectável no bafômetro, os efeitos de relaxamento podem afetar a capacidade de dirigir”, ressalta Nutt. A criação atende especialmente às novas gerações, cada vez mais conscientes dos malefícios do alcoolismo.