Apoie o DCM

A nova esperança da indústria farmacêutica contra o câncer de pâncreas

Comprimidos do medicamento daraxonrasib
Comprimidos do daraxonrasib, medicamento indicado para câncer de pâncreas avançado. Foto: Reprodução

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou nesta quarta-feira (26) o daraxonrasib, remédio para pacientes com câncer de pâncreas metastático que já passaram por quimioterapia. Fabricado pela Revolution Medicines e vendido sob a marca Rasonque, o tratamento é administrado em dois comprimidos diários.

No principal ensaio clínico, pacientes tratados com o medicamento tiveram sobrevida mediana superior a 13 meses, ante menos de sete meses entre os que receberam quimioterapia. Anna Berkenblit, diretora científica e médica da Pancreatic Cancer Action Network, afirmou: “Nunca vimos um benefício como este”.

O daraxonrasib age sobre a proteína mutante KRAS, que alimenta quase todos os tumores de pâncreas e também aparece em cânceres de pulmão e cólon. O remédio pode provocar erupções cutâneas, diarreia, fadiga e náusea. A empresa não divulgou o preço, mas analistas de Wall Street projetam um valor de várias centenas de milhares de dólares por ano nos Estados Unidos.