A opinião de dentistas sobre a tendência de adultos usando chupeta

Uma nova tendência que vem ganhando as redes sociais tem alarmado profissionais da saúde: adultos usando chupetas como suposto método para aliviar estresse e ansiedade. No entanto, odontologistas alertam que a prática, além de ineficaz psicologicamente, pode causar sérios danos à saúde bucal. “Embora tenha o efeito de distrair e acalmar, é um comportamento repetitivo que pode causar danos”, explicou Sandra Silvestre, conselheira do Conselho Federal de Odontologia (CFO), à Folha.
Especialistas afirmam que a sucção não-nutritiva, aquela que não está relacionada à alimentação, já é desaconselhada para crianças após os dois anos de idade. Para adultos, os riscos podem ser ainda maiores. “Não existem estudos científicos sobre os impactos em adultos, mas certamente trará prejuízos para a arcada dentária e para a oclusão dos maxilares”, alertou Silvestre. O CFO já se posicionou contra a prática, destacando a falta de evidências sobre seus benefícios e os potenciais malefícios.
Luciana Iwamoto, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explica que, embora a sucção possa reduzir temporariamente a frequência cardíaca e os níveis de estresse, ela pode se tornar uma dependência comportamental. “Pode causar problemas estéticos e funcionais, como mordida aberta, desalinhamento dentário e alterações na posição da língua”, afirmou. Além disso, o uso prolongado pode enfraquecer a musculatura orofacial, afetando a mastigação, a deglutição e até a fala.