A ausência de Neymar em uma partida do Santos foi o episódio que mais incomodou Carlo Ancelotti na avaliação sobre uma possível convocação para a seleção. O treinador nunca escondeu admiração pelo camisa 10, mas sempre deixou claro que a condição física é determinante, principalmente pela idade e pelas seguidas lesões.
A comissão técnica havia se organizado para assistir ao jogo entre Mirassol e Santos, no dia 10, no interior de São Paulo. A partida era vista como oportunidade ideal para avaliar o desempenho do atacante em um confronto de maior intensidade, com marcação forte e ritmo competitivo.
Pouco antes do jogo, Neymar decidiu não entrar em campo, alegando desconforto muscular e necessidade de controle de carga. A decisão frustrou os planos da comissão, que queria observar o jogador em ação. Sem atuar, ficou impossível analisar o rendimento atual, o que aumentou as dúvidas sobre a convocação.
A ausência acabou reduzindo a pressão para que ele fosse chamado e dentro da CBF o entendimento foi de que a situação facilitou uma decisão que já vinha sendo considerada provável.