Apoie o DCM

A possibilidade de Nikolas Ferreira ser escolhido relator da CPI do INSS

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Reprodução

A possibilidade de o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ser escolhido relator da CPI do INSS voltou a ganhar força no Centrão. A mudança de cenário ocorre após o governo Lula acionar o STF para tentar reverter a decisão do Congresso sobre o decreto do IOF, o que irritou lideranças parlamentares, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Até então, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vinha sinalizando a intenção de indicar um nome moderado para a relatoria. Com o avanço da tensão entre o Planalto e o Congresso, aliados avaliam que ele pode ceder à pressão do PL, que insiste em emplacar Nikolas no cargo.

“Estou dialogando, sim. Mas ainda não sinto o Hugo Motta querendo”, disse o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), ao comentar as negociações. Segundo ele, ainda é cedo para afirmar se haverá mudança de postura.

O Senado indicará o presidente da CPI, que deve ser Omar Aziz (PSD-AM), alinhado ao governo. Já a relatoria, função responsável por propor indiciamentos e conduzir o relatório final, cabe à Câmara dos Deputados.