Apoie o DCM

A propaganda das Havaianas que bolsonaristas esqueceram

Romário em propaganda da Havaianas de 2014. Foto: Reprodução

Bolsonaristas decidiram criar uma crise e tentar cancelar a Havaianas por lançar um comercial com a atriz Fernanda Torres falando sobre não querer começar o ano de 2026 com o “pé direito”, mas com os dois pés. A extrema-direita interpretou a fala como uma provocação.

A ideia da empresa era passar uma mensagem de entrega pessoal, mas bolsonaristas acreditam que é uma conspiração de esquerda. A expressão, usada há décadas no senso comum, também foi utilizada pelo ex-jogador Romário em uma propaganda da mesma empresa.

Em 2014, ele aparecia em uma peça publicitária comprando um par de Havaianas e ficando apenas com o pé direito. O esquerdo foi enviado para a Argentina, numa tentativa de dar azar aos “hermanos” durante ano de Copa do Mundo.

Na ocasião, não houve acusações de campanha política explícita ou de viés ideológico da marca. Também não existiu mobilização para boicote da marca ou “cancelamento” da empresa. Veja a propaganda: