Apoie o DCM

A região que deve ser atingida por ciclone extratropical nesta terça (9)

Um ciclone extratropical que se formou entre o Paraguai e a Argentina passa pelo Rio Grande do Sul hoje. Foto: MetSul

A região Sul do Brasil está em alerta vermelho nesta terça (9), devido à chegada de um ciclone extratropical combinado com uma frente fria, que traz chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta válido até 23h59 de hoje, destacando o “grande perigo” com acumulados de chuva que podem ultrapassar 60 mm por hora e mais de 100 mm durante o dia.

As rajadas de vento podem chegar a mais de 100 km/h, com risco de danos a edificações, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia. O mau tempo afeta diversas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo áreas metropolitanas como Curitiba, Porto Alegre e a Serra Catarinense. O ciclone pode causar queda de árvores, alagamentos e impactos no transporte rodoviário.

O Inmet recomendou que a população desligue aparelhos elétricos e tome cuidados em caso de enchentes, protegendo documentos e objetos de valor. A forte chuva já causou alagamentos em ruas e rodovias, com interdições na Grande Florianópolis e na Serra Gaúcha, onde o ciclone causou destelhamentos em Flores da Cunha e em outras 11 cidades.

Além da região Sul, o fenômeno pode afetar partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, embora não haja alerta vermelho nestes estados. O ciclone deve se deslocar para o oceano ao longo de quarta (10), se afastando da região Sul até quinta (11), mas seus efeitos climáticos ainda serão sentidos até essa data.