Apoie o DCM

‘A segunda bala entrou no pulmão esquerdo de Cid’, diz médico que atendeu o senador

Do Vermelho

Cid Gomes

O Vermelho obteve, com exclusividade, relatos de dois médicos que atenderam o senador e ex-governador do Ceará Cid Gomes (PDT-CE), logo após ele ser baleado com dois disparos de arma de fogo em Sobral.

O senador cearense buscou, inicialmente, negociar com os policiais militares que se declaram em greve em Sobral. Frustrada a negociação, Cid assumiu a direção de uma retroescavadeira e se dirigiu contra um bloqueio feitos pelos militares quando foi atingido.

O senador recebeu o primeiro atendimento no Hospital do Coração de Sobral. Segundo o cardiologista José Maria Bezerra Filho, um dos projéteis bateu na clavícula e saiu. O segundo entrou no pulmão esquerdo, causando um pneumotórax, que é a entrada de ar na pleura, membrana que recobre os pulmões.

“[O pneumotórax] foi drenado aqui no hospital do coração. Está estável. Está indo agora para a Santa Casa [de Misericórdia de Sobral] fazer uma tomografia. O ecocardiograma não mostrou comprometimento das cavidades cardíacas. O pneumotórax acabou causando uma instabilidade, mas depois de drenado ele está estável, conversando, estava tranquilo. Agora, vai para a Santa Casa fazer tomografia para avaliar melhor e depois ficar em cuidados de UTI. Ver se precisa fazer alguma coisa a mais, né? O cirurgião torácico vai avaliar”, disse Bezerra em áudio. (…)