“A sociedade se deu conta do fracasso dos governos neoliberais”, diz Correa sobre eleições no Equador

O ex-presidente Rafael Correa, padrinho político do candidato Andrés Arauz, favorito para vencer as eleições presidenciais no Equador, afirmou em entrevista à Folha que há um ressurgimento da esquerda na região devido à “desilusão com o neoliberalismo”.
Leia um trecho abaixo:
(…) O sr. crê que, com uma eventual vitória de Arauz, estaríamos diante de um retorno da esquerda na América Latina? Nós nunca saímos. Nos tiraram. No Brasil, a democracia foi roubada por aqueles que colocaram Lula na cadeia e deram um golpe para tirar Dilma Rousseff do poder. Bolsonaro é um presidente democrático. Mas o Brasil é uma democracia entre aspas. Porque se Lula não tivesse sido preso, ele seria o presidente do país. Depois, na Bolívia, deram um golpe de Estado. No Equador, Lenín Moreno traiu nossos ideais.
Creio que há um ressurgimento da esquerda, sim, mas porque a sociedade se deu conta do fracasso dos governos neoliberais modernos.
O ponto chave desse processo ocorreu em 2014, com a mudança das condições do mercado internacional, com a desaceleração mundial, quando caíram os preços das “commodities”. Foi então que a imprensa, que na América Latina pertence à elite, começou a dizer que o que estava ocorrendo era o fracasso das políticas socialistas. Mas não notaram que nós estávamos enfrentando crises imensas. (…)