Apoie o DCM

A universidade acusada de negligenciar denúncias de abuso sexual contra padre e ex-reitor

A universidade americana Notre Dame. Foto: Evan Jenkins/The New York Times

Um relatório encomendado pela própria Universidade de Notre Dame acusa a instituição estadunidense de ter falhado na resposta a denúncias de abuso sexual contra o reverendo Thomas King, ex-padre que atuou por anos como reitor de dormitório. A investigação afirma que King cometeu má conduta sexual contra estudantes ao longo de décadas e que a universidade deveria ter agido de forma mais firme diante dos relatos.

Segundo o documento, King liderou, nas décadas de 1980 e 1990, um “esquema de pesagem” com estudantes homens, sob o argumento de preocupação com a saúde deles. Ele insistia para que os alunos fossem até um vestiário, onde deveriam tirar a roupa e passar por pesagem. O relatório afirma: “diversas pessoas, algumas das quais foram pesadas, sofreram toques sexuais ou foram abusadas sexualmente pelo padre King, tanto em Notre Dame quanto após sua saída”. Testemunhas disseram ter levado reclamações a funcionários da universidade ainda nos anos 1990.

A universidade afirmou estar “profundamente perturbada” com as conclusões e anunciou a criação de um programa de apoio psicológico a ex-estudantes vítimas de abuso sexual, além de um novo processo para compartilhamento rápido de denúncias envolvendo padres e ex-funcionários. Notre Dame também informou que encaminhou as acusações às autoridades estaduais e locais de Indiana.