Apoie o DCM

A verdade sobre a demolição da Paraty House dos Marinhos

Do Joaquim de Carvalho:

 

O comentário de que o tríplex atribuído à família de Roberto Marinho teria sido implodido agitou esta semana região de Paraty, onde o imóvel foi construído ilegalmente. Alguns blogs chegaram reproduzir a informação, com a foto uma mansão em chamas.  A notícia é falsa.

“Passei por lá há pouco, vi funcionários trabalhando, as boias para impedir a chegada à praia (que deveria ser aberta ao público), tudo como sempre foi”, disse um barqueiro que trabalha há 30 anos na região.

A ordem para a demolição do tríplex foi dada pela Justiça Federal em Angra dos Reis há mais de um ano, mas os proprietários não cumpriram a decisão.

A mansão, com piscina e brinquedos construídos na areia da praia, é usada pela família de Roberto Marinho, mas a propriedade está em nome de uma empresa de paraíso fiscal, criada pela Mossack Fonseca, epicentro do escândalo de sonegação, corrupção e lavagem de dinheiro conhecido como Panama Papers.

O escândalo já derrubou até o primeiro-ministro da Islândia, mas no Brasil não houve nenhuma investigação e os envolvidos estão firmes como os pilares do tríplex de Paraty.

As fotos de uma mansão em chamas, que circulam pelo facebook, se referem a uma implosão realizada em Paraty há sete anos. É outro imóvel, de um coreano, também construída ilegalmente na área de proteção ambiental.

Mas o coreano, ao contrário do tríplex atribuído à família de Roberto Marinho, não teve força política para evitar o cumprimento da ordem judicial.