Apoie o DCM

A verdade sobre o alinhamento dos planetas, que pode ser visto nesta sexta (28)

Representação do Sistema Solar considerando os tamanhos dos planetas, mas não a distância entre eles. Foto: reprodução

Nas últimas semanas, postagens nas redes sociais espalharam informações confusas sobre um suposto “alinhamento raro” de planetas, sugerindo que Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estariam perfeitamente perfilados. No entanto, especialistas alertam que isso é desinformação. O que está ocorrendo é um “alinhamento aparente”, em que os planetas são visíveis ao mesmo tempo, mas não estão alinhados de forma perfeita.

O Sistema Solar é achatado, e todos os planetas orbitam em um mesmo plano, conhecido como “eclíptico”. Isso faz com que, da perspectiva da Terra, os planetas sejam percebidos como uma linha comum no céu. “Embora pareçam seguir essa linha, eles estão em posições diferentes em suas órbitas”, explicou o astrônomo Marcos Rogério Calil, do Planetário Urânia, ao G1.

De janeiro a fevereiro de 2025, cinco planetas serão visíveis a olho nu logo após o pôr do sol, sendo eles: Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Mercúrio. Urano e Netuno também estarão presentes, mas só poderão ser observados com telescópios. “Quando falamos de alinhamento, pensamos em uma fila. Isso não está acontecendo”, afirma Alexandre Cherman, astrônomo do Planetário do Rio.

O fenômeno pode ser observado diariamente, cerca de 30 minutos após o pôr do sol, em locais com pouca poluição luminosa. Para isso, olhe para o oeste para ver Mercúrio e Vênus, e depois para o norte para observar Marte, Júpiter e Saturno. Fenômenos semelhantes ocorrem periodicamente, como o previsto para agosto de 2025, quando seis planetas serão visíveis antes do nascer do sol.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line