Apoie o DCM

Abandonada por bolsonaristas, golpista do batom pede para depor sobre o 8/1

A golpista Débora Rodrigues durante o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Débora Rodrigues, golpista conhecida como “Débora do Batom” e condenada por participar do ataque de 8 de Janeiro, solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes permissão para viajar a Brasília e depor na Câmara dos Deputados sobre o caso. O pedido foi encaminhado pelos advogados de Débora na tarde desta segunda (8), destacando que a cabeleireira foi convocada pelo deputado Coronel Meira (PL-PE) para prestar depoimento presencialmente.

A defesa de Débora argumenta que a convocação é legítima, apontando o “tratamento degradante” a que todos os presos e réus do 8 de janeiro têm sido submetidos, principalmente devido à polarização política dos processos e julgamentos. Segundo os advogados, até mesmo agentes prisionais têm divergido ideologicamente em relação aos réus.

“Direitos humanos não são uma pauta política ou ideológica, mas um direito inerente a todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, etnia, religião ou ideologia”, diz o requerimento.

A solicitação de autorização foi feita com a previsão de que Débora viajaria de Paulínia (SP) a Brasília no dia 10 de dezembro e retornaria no dia seguinte. A ideia é que a golpista participe de uma comissão sobre os presos pelo ataque.