Apoie o DCM

ABI e Abraji rebatem ataque de Bolsonaro a jornalistas: declarações estapafúrdias

O presidente Jair Bolsonaro. EVARISTO SA AFP

De Nathan Victor no site Poder360.

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) divulgou nota nesta 2ª feira (6.jan.2020) para rechaçar a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que os jornalistas são uma “espécie em extinção”.

O presidente fez a declaração pela manhã ao sair do Palácio da Alvorada para conversa com simpatizantes. “Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção”, disse.

(…)

Em resposta, a ABI declarou que “o presidente não deve confundir o que talvez seja 1 desejo oculto seu com a realidade”, e que “o país e o mundo têm sido surpreendidos, a cada momento, por declarações estapafúrdias do presidente da República e de seus auxiliares mais próximos”.

(…)

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também divulgou nota em que considera que Bolsonaro é ignorante “sobre o papel da imprensa e seu próprio status de presidente da República”.

“Se quer mesmo preservar o jornalismo e os jornalistas, basta o presidente obedecer a Constituição sob a qual governa e respeitar a liberdade de imprensa”, conclui o  texto assinado pela diretoria da associação.

(…)