Apoie o DCM

VÍDEO – “Projeto que ia dar absorventes para mulheres pobres foi vetado pelo crápula do presidente”, diz Rafa Brites

Veja a Rafa Brites
Influenciadora digital Rafa Brites. Foto: Reprodução

Numa fala sensível, e emocionada, a influenciadora digital Rafa Brites falou sobre o veto criminoso que Jair Bolsonaro fez ao projeto de distribuição de absorventes para mulheres pobres e moradoras de rua.

LEIA MAIS:

1 – Colunista da Folha defende que jornal deixe Bolsonaro mentir e conselheira pede demissão

2 – VÍDEO: “Havia recomendação para não me reanimar”, diz paciente da Prevent Senior na CPI

3 – Autor de texto racista na Folha, Narloch reclama de “cancelamento”

Rafa Brites se manifesta

Ela disse que é difícil viver no Brasil de Bolsonaro.

E declarou o seguinte em suas redes sociais:

“Projeto que ia dar absorventes para mulheres pobres foi vetado pelo crápula do presidente”.

Crápula é uma expressão precisa.

Veja.

Bolsonaro contra as mulheres

O presidente Jair Bolsonaro vetou a oferta gratuita de absorventes e outros cuidados de saúde menstrual. O projeto de lei 2968/20199 foi aprovado no Congresso Nacional e criava um novo programa de distribuição. O Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos iria entregar itens de higiene a alunas do ensino médio e de anos finais do ensino fundamental, além de mulheres em situação de rua, de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (7), segundo o UOL. O projeto foi sancionado, mas Bolsonaro vetou cinco trechos. Entre eles estão “assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual”.

O presidente alega ter consultado o Ministério da Economia e o da Educação, que recomendaram o veto. Justifica que “a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino”.