Apoie o DCM

Acidente com supino: como pancada no tórax causa morte imediata

Ronald Montenegro em academia antes de acidente que o matou. Foto: Reprodução

A morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, após ser atingido por uma barra de supino em uma academia de Olinda, chamou atenção pela rapidez do desfecho. Imagens de segurança mostram que ele desfaleceu poucos segundos após o equipamento cair sobre seu tórax. Segundo o cirurgião torácico Rafael Tavares, a barra atingiu uma área sensível conhecida como Zona de Ziedler. “É uma área em que a gente tem o coração e grandes vasos”, afirmou em entrevista ao G1.

O especialista explicou que o impacto pode ter causado fratura no esterno e ruptura de órgãos internos. “Quando sangra um coração, o sangue que vaza para o pericárdio já faz o coração parar de funcionar”, disse Tavares. Isso interrompe o fluxo sanguíneo para o cérebro quase instantaneamente, levando ao colapso em poucos segundos, mesmo que a vítima tenha se levantado inicialmente.

O médico ressaltou a importância da supervisão durante o exercício. “Se houvesse alguém para segurar a barra, o impacto teria sido bem menor”, afirmou. O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco, Lúcio Beltrão, a chamada “pegada suicida usada pela vítima elevou consideravelmente o risco do acidente.