Acidentes caem 30% após novos limites nas marginais, diz CET
Do g1:
O número de acidentes caiu cerca de 30% nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros desde a implantação dos novos limites de velocidade na via, no dia 20 de julho, segundo o Bom Dia São Paulo. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado.
O balanço dos dados desse primeiro mês de redução do limite máximo de velocidade ainda será divulgado pela CET, mas traz ainda a informação de que a lentidão caiu entre a tarde e a noite nas marginais. Prefeitura ainda não divulgou o número de mortes, mas já antecipou, no entanto, que as multas aumentaram.
A companhia reduziu os limites alegando justamente benefícios na redução de acidentes e mortes. Setenta e três pessoas morreram em acidentes nessas vias no ano passado.
A velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.
As mudanças no limite máximo de velocidade fazem parte do Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é regulamentar em 50 km/h o limite de velocidade em praticamente todas as avenidas importantes da cidade.
(…)