Apoie o DCM

Acidentes com morte nas Marginais de SP caem pela metade em 12 meses

Do estadão:

O número acidentes com mortes caiu pela metade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros, em São Paulo, um ano após a redução do limite de velocidade nas vias, segundo apontam dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foram registradas 31 acidentes fatais entre julho de 2015 e junho deste ano, ante 64 casos nos 12 meses anteriores – a redução é de 51,6%.

Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) já haviam informado que a redução de mortes no trânsito é maior na capital do que em outras regiões de São Paulo, conforme divulgou o Estado neste mês. Enquanto a cidade registrou queda de 16,7% entre janeiro e agosto de 2016, a diminuição no Estado foi de 5,5%. Para especialistas do setor, a velocidade reduzida é o principal motivo.

Com a redução do limite nas Marginais, que foi adotada em julho de 2015 pela gestão Fernando Haddad (PT), o índice de atropelamentos com morte nas vias caiu 95,8%. Foi registrado apenas um caso ao longo do período de 12 meses até junho de 2016, contra 24 ocorrências no intervalo equivalente anterior, conforme informou o jornal Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira, 12.

Isoladamente, a Marginal do Tietê havia registrado 17 mortes por atropelamento no período até junho de 2015, mas zerou o número nos 12 meses seguintes. Por sua vez, a Marginal do Pinheiros reduziu de sete ocorrências para uma no intervalo do levantamento – uma queda de 85,7%.

(…)