ACM Neto e Kassab colocam em dúvida a reeleição de Bolsonaro

Publicado em 9 julho, 2021 7:44 am
ACM Neto e Gilberto Kassab. Foto: Wikimedia Commons

O 51% de reprovação de Jair Bolsonaro, divulgado pelo Datafolha nesta quinta (8), coloca a chance de reeleição em 2022 como cada vez mais remota, na opinião de Gilberto Kassab, presidente do PSD.

LEIA – Kassab e José Dirceu se encontram em São Paulo para falar sobre eleições de 2022

Para ACM Neto, o número, 51%, impressiona. O presidente do DEM diz: “Não sabemos qual é o piso da avaliação negativa do governo”. Kassab faz a ressalva de que a pesquisa é fotografia do momento, mas é categórico na avaliação. “Cenário de falta de chance absoluta de se reeleger. Não há analista político que possa ver hoje na candidatura do presidente uma viabilidade”, afirma o ex-prefeito de São Paulo. “Realmente, a gente já tem quase 30 anos de experiência de vida pública, várias eleições, acho muito difícil a reversão desse quadro”.

LEIA MAIS – Kassab diz que impeachment de Bolsonaro está se tornando “inevitável”

Gilberto Kassab avalia que Bolsonaro governa pensando apenas nas urnas, o que atrapalha sua gestão, mas afirma que não vê fato concreto para o impeachment, instrumento que não pode ser banalizado. “Minha impressão, ou certeza, é que esse governo está totalmente focado nas urnas”, diz Kassab. “As pessoas querem ser protegidas, ver o governo atuando, ver manifestações positivas. Isso não tem acontecido”, completa.

Na avaliação do líder do PSD, que planeja candidatura própria de seu partido para a presidência em 2022, o encolhimento do potencial eleitoral de Bolsonaro mostrado pelo Datafolha tem reflexo na disputa. “Quem não quer o PT já passa a procurar alternativas. Hoje fica claro que ele está muito fragilizado”.

Com informações da Coluna Painel de Camila Mattoso na Folha de S.Paulo

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!