Apoie o DCM

Ações da Petrobras despencam após fala de Bolsonaro

Do UOL

Bolsonaro.
Imagem: SERGIO LIMA/AFP

As ações da Petrobras iniciaram com forte queda na Bolsa de Valores (B3) depois das declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre os reajustes de preços dos combustíveis. Em live que faz toda quinta-feira, o presidente disse que “alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias”.

Analistas ouvidos pelo UOL veem risco com a fala do presidente e sua postura em relação à empresa nas últimas semanas. No início de fevereiro, a Petrobras anunciou aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias da empresa. O aumento veio após fala do presidente de que isso aconteceria e acendeu um alerta ao mercado sobre possível interferência do governo na companhia.

Pressionado pelos caminhoneiros, o presidente criticou os reajustes feitos pela Petrobras e anunciou ontem (18) que a partir do dia 1º de março vai zerar os impostos federais sobre o diesel por dois meses e sobre o gás de cozinha por tempo indeterminado. “Tem de mudar alguma coisa. Vai acontecer”, disse.

“Apesar de não ser possível tecer conclusões sobre os eventuais impactos das declarações do Presidente da República, consideramos que elas implicam uma maior percepção de risco para investidores a respeito da independência da Petrobras e de sua política de preços de combustíveis”, diz Gabriel Fonseca Francisco, analista da XP Investimentos. (…)