Acredite se quiser: Bolsonaro afirma que prefeitos demitiram outros médicos para contratar cubanos

Reportagem de Júlia Barbon na Folha de S.Paulo informa que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste domingo (18) que alguns prefeitos demitiram médicos para contratar cubanos e “ficarem livres da responsabilidade”. Ele não citou quais prefeituras teriam feito isso. “Tem prefeitura que simplesmente mandou embora o seu médico para pegar o cubano, quer ficar livre da responsabilidade. A convocação é só em situações extraordinárias”, disse ao visitar a competição mundial de jiu-jitsu Abu Dhabi Grand Slam, no Parque Olímpico da Barra (zona oeste do Rio).

De acordo com a publicação, dentro do programa Mais Médicos, há uma ordem na escolha dos médicos. A prioridade é para brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil, seguidos por brasileiros e estrangeiros formados no exterior que não tiveram seu diploma revalidado aqui. Por fim, se todas essas categorias não completarem o número de vagas oferecidas, são chamados os médicos cubanos. Segundo a Confederação Nacional de Municípios, 1.478 cidades possuem somente médicos cubanos em suas equipes do Mais Médicos —mas podem ter médicos concursados ou conveniados de outros programas. Já o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde estima 611 cidades que poderiam ficar sem nenhuma equipe médica na rede pública com o fim do contrato entre Cuba e Brasil. O país anunciou a saída do programa após não aceitar as condições impostas por Bolsonaro para renovação.

Neste domingo, Bolsonaro também voltou a afirmar que os médicos cubanos fazem trabalho “análogo à escravidão”. “Você é mãe por acaso? Você sabe que é ficar longe dos filhos?”, perguntou a uma jornalista. “As cubanas estão aqui e estão longe dos seus filhos há mais de um ano”, completa a Folha.

O presidente eleito Jair Bolsonaro diz que não escolherá para seu governo quem tiver problemas com a Justiça – Valter Campanato/Agência Brasil

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

TSE retoma julgamento que pode cassar bolsonarista Jorge Seif nesta terça

Na terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento que decidirá se o…

3 minutos ago

Após derrotas na Câmara, ‘Lei Ônibus’ de Milei terá nova votação na Argentina

Nesta segunda-feira (29), a Câmara dos Deputados da Argentina deve votar a nova versão da…

9 minutos ago

Ator francês Gérard Depardieu é preso após denúncias de violência sexual

O ator francês Gérard Depardieu foi preso nesta segunda-feira (19) em Paris, na França, após…

15 minutos ago

Boliviana dona de bordel é assassinada facadas em Goiás

Uma boliviana de 35 anos foi assassinada a facadas na noite de sábado (27), em…

26 minutos ago

Pode rir: bolsonaristas creem que Lula irá tornar Bolsonaro elegível em 2026

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelo menos até 2030, aliados do ex-capitão têm…

49 minutos ago

Demissão de vítimas de assédio causa insegurança nos bastidores da Record TV

Recentes casos de assédio sexual na Record têm causado desconforto entre os funcionários, principalmente após…

53 minutos ago