Acredite se quiser: publicação destinada a bancos elege Roberto Campos Neto o melhor “banqueiro central” do mundo

Do Sputnik:
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, foi eleito pela revista britânica The Banker como o “banqueiro central” de 2020. De acordo com a revista, a premiação é destinada aos servidores que melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a economia do seu país. A publicação, a mais prestigiosa do mundo sobre o setor bancário, pertence ao mesmo grupo do jornal Financial Times, veículo especializado em cobertura econômica internacional.
Para a revista, o Brasil teve em 2020 uma retração econômica menor que a inicialmente projetada. E muito desse cenário “mais esperançoso” se deve à atuação do Banco Central, de Roberto Campos Neto. A publicação cita a revisão da previsão do FMI (Fundo Monetário Internacional) em relação à queda do PIB do Brasil em 2020, que chegou a ser de 9,1% e caiu para 5,8%.
“A instituição monetária [BC] respondeu à crise adotando medidas efetivas e sem precedentes para assegurar que a liquidez não secaria o sistema financeiro, além de tomar ações específicas para que empresas, em especial as pequenas, pudessem continuar operando”, citou a publicação. Ainda de acordo com a The Banker, “a autoridade monetária brasileira foi bem-sucedida nas medidas de liquidez e nos programas de incentivo ao crédito que adotou, além de ter promovido sua agenda de reformas, como a introdução do PIX e os preparativos do open banking”.
(…)
PS: Os bancos devem estar satisfeitos depois que Campos Neto irrigou o setor com R$ 1,2 trilhão em plena pandemia. Nada desse dinheiro chegou aos pequenos empresários.