Apoie o DCM

Adoçante aspartame é “possívelmente cancerígeno”, diz órgão ligado à OMS

Latas de coca diet
Aspartame é utilizado em refrigerantes diet – Reprodução

Nesta quinta-feira (13), órgãos ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram que o aspartame, um dos adoçantes artificiais mais utilizados do mundo, é “possívelmente cancerígeno”, com base em evidências consideradas “limitadas”, mas concluíram que existe um limite seguro e aceitável para ingestão diária.

De acordo com as pesquisas, é aceitável o consumo diário de 40 mg/kg de peso corporal. Ou seja, um adulto que pesa 70 kg precisaria consumir, por dia, de 9 a 14 latas de refrigerante diet que contenha 200 ou 300 mg de aspartame para ultrapassar o limite. O risco é considerado potencial porque ainda não foram feitos estudos em humanos e o que há é apenas uma “evidência limitada” a respeito de câncer em animais.

Segundo o G1, em um comunicado conjunto, Francesco Branca, diretor do Departamento de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, informou que os efeitos potenciais divulgados ainda precisam ser investigados por mais e melhores pesquisas, mas destacou que a segurança ainda não é “uma grande preocupação” considerando as doses geralmente utilizadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link