Apoie o DCM

Advogado bolsonarista vira réu por homofobia após atacar promotora

Advogado Celso Vendramini Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL:

A Justiça de São Paulo aceitou denúncia e tornou réu o advogado Celso Vendramini por discriminação homofóbica e transmofóbica contra a promotora de Justiça Cláudia Ferreira Mac Dowell durante julgamento. Em novembro de 2019, ele defendia dois policiais militares julgados pela execução de dois homens quando começou a criticar o movimento LGBTQ+ durante o júri.

Lésbica e casada, Cláudia Ferreira Mac Dowell disse a Universa que ver a Justiça torná-lo réu traz o sentimento de “meio dever cumprido” e afirma saber que não será um processo fácil, “porque o réu insiste em não admitir que esteja minimamente errado”.

Vendramini, conforme consta do laudo, se dirige à promotora durante o julgamento e diz não saber se ela é casada ou não, mas afirma notar uma aliança na mão esquerda dela. Em seguida, diz que é fã do presidente russo Vladimir Putin e afirma que “Lá não tem boi não. Lá não tem passeata gay russa não”. “Vai ser gay lá na Rússia para ver o que acontece. Eu acho que a democracia da Rússia é a democracia que eu gosto”, disse o advogado.

“Não dá mais para aguentar calada que pessoas, com a desculpa de exercer sua liberdade de opinião, saiam divulgando pensamentos depreciativos quanto a outras pessoas ou a um grupo de pessoas. Quando a gente se cala diante desse tipo de preconceito, a gente só colabora para que ele se naturalize”, afirma Cláudia.

(…)