Advogados acusam juiz português de violar Constituição para entregar réu a Moro

Sérgio Moro

Defesa de Raul Schmidt diz que o Tribunal de Relação autorizou sua extradição desrespeitando decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

A defesa de Raul Schmidt anunciou hoje que um juiz da Relação de Lisboa ordenou a detenção do empresário luso-brasileiro e a sua entrega ao Brasil, desrespeitando o acórdão de ‘habeas corpus’ do Supremo Tribunal de Justiça.

A defesa afirma dispor de “informações seguras” de que um juiz da Relação de Lisboa terá “violado o acórdão de habeas corpus” proferido pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ordenando a detenção do Raul Schmidt (suspeito no caso Lava Jato) para entrega ao Brasil, numa “decisão absolutamente insólita e patentemente ilegal”.

Na prática, entendem os advogados de Raul Schmidt, que tal decisão significaria que “um juiz de um Tribunal inferior ousa desrespeitar, de forma flagrante, uma decisão de habeas corpus do STJ”. De certa forma isto ocorreu no Brasil quando o juiz Sergio Moro quis desrespeitar a decisão do TRF da primeira região e foi severamente repreendido pelo desembargador Ney Belo presidente da terceira turma do TRF 1.

A defesa de Raul Schmidt recorda que em 03 de maio passado, o STJ português proferiu acórdão pelo qual deferiu petição de habeas corpus (pedido de libertação imediata) e em consequência declarou ilegal a detenção de Raul Schmidt e determinou a imediata libertação daquele “cidadão português de origem”. Esta decisão “já transitou em julgado”, invoca ainda a defesa do empresário luso-brasileiro.

Os advogados de Raul Schmidt lembram também que o fundamento da decisão do STJ é “absolutamente claro e inequívoco”: o esgotamento do prazo legal para a entrega de Raul Schmidt ao Estado requerente (Brasil), nos termos expressamente previstos nas normas legais aplicáveis.

A defesa observa que, conforme decidido no acórdão do STJ, findo este prazo Raul Felipe Schmidt não pode ser entregue ao Estado requerente (Brasil), que solicitou a sua extradição.

“Foi por isso que o STJ determinou a sua libertação imediata, uma vez que a privação de liberdade com vista à entrega deixou de ter qualquer fundamento”, diz a defesa, argumentando que a detenção de Raul Schmidt, com vista à sua extradição para o Brasil, seja em que circunstâncias for, traduz “um flagrante incumprimento da decisão de habeas corpus do STJ e é manifestamente ilegal”.

No entender da defesa, tal entrega poderia mesmo configurar a prática dos crimes de denegação de justiça, prevaricação e sequestro.

No comunicado, os advogados alegam que a violação flagrante de uma decisão de habeas corpus da mais alta instância judicial portuguesa (STJ) para entrega de um português de origem ao Brasil (país que proíbe a extradição de nacionais de origem) desrespeitaria totalmente a Constituição e representaria um “atentado inédito ao Estado de Direito em Portugal”.

Joaquim de Carvalho

Jornalista, com passagem pela Veja, Jornal Nacional, entre outros. joaquimgilfilho@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Joaquim de Carvalho

Recent Posts

VÍDEO: blogueira usa tragédia no RS para promover empresa de chocolates

A blogueira Juju Norremose está aproveitando a tragédia causada pelas intensas chuvas no Rio Grande…

2 minutos ago

AstraZeneca encerra produção e distribuição de vacina contra Covid; entenda

A AstraZeneca anunciou que interrompeu a produção da vacina contra a Covid-19. Segundo a farmacêutica,…

19 minutos ago

VÍDEO – Ex-BBB detona Piovani após criticas Scooby por ajuda no RS: “Terapia”

A ex-BBB Jaque Faria detonou Luana Piovani após a atriz criticar seu ex-marido Pedro Scooby,…

2 horas ago

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu na noite desta terça-feira (7) a ministra Cármen Lúcia…

9 horas ago

Salário de Derrite aumenta após indicação para cargo em conselho ambiental

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou Guilherme Derrite como conselheiro fiscal da Cetesb (Companhia…

10 horas ago

Lenio Streck cobra ação do MP contra influencer que ligou “macumba” à crise no RS

Nesta terça-feira (7), o jurista Lenio Streck usou sua página no X/Twitter para afirmar que,…

10 horas ago