Advogados de filho de Lula pedem investigação por documentos vazados
Da coluna de Mônica Bergamo na Folha:
Os advogados de Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, apresentaram requerimento para que a Justiça investigue crime de abuso de autoridade na investigação dos negócios dele com a empresa de telefonia Oi.
De acordo com os defensores, documentos estão sendo vazados para a imprensa e haveria “fortes indícios de que os jornalistas estão sendo alimentados pela mesma fonte –possivelmente alguém envolvido nas investigações, fato que apenas uma apuração séria e detalhada poderá identificar”.
Os documentos que vieram a público, dizem, só poderiam ser acessados por meio de senha detida apenas por pessoas envolvidas no procedimento investigatório, o que tornaria óbvio o vazamento ilegal. No requerimento, assinado pelo advogado Fábio Tofic Simantob, a defesa afirma que a estratégia de vazamento de informações de uma investigação “é há muito conhecida por advogados de defesa de investigados em procedimentos de grande repercussão nacional.
Trata-se de verdadeira tentativa de conferir legitimidade, por meio da imprensa e do apoio popular, às ruidosas investigações promovidas pela Polícia e Ministério Público”.
(…)