Apoie o DCM

Afiliada da Globo na Bahia mostra cadáver às 7h da manhã desesperada por audiência

Texto de Daniel Castro do Notícias da TV.

Em segundo lugar no Ibope diurno em Salvador e ameaçada de cair para o terceiro, a afiliada da Globo da Bahia resolveu apelar. Ontem (26), no Jornal da Manhã, o equivalente ao Bom Dia São Paulo local, exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, como fazem os telejornais policiais mais sensacionalistas de emissoras da Record, SBT e Band.

Foi a primeira vez que o jornalismo da Globo mostrou um cadáver em uma reportagem policial comum, em plena luz do dia. Eram 6h49. A rede diz que houve um “erro de enquadramento”.

(…)

Controlada pela família Magalhães, a Rede Bahia está sob forte pressão no Ibope. Há um ano perde para os telejornais diurnos da TV Itapoan, a afiliada da Record. Depois do apagão analógico, em setembro, passou a ficar atrás da rival durante quase todo o dia. Em janeiro, foi derrotada na média das 7h às 17h, por 10,6 a 10,2 pontos.

A situação piorou ainda mais em fevereiro, e a afiliada da Globo se viu ameaçada pelo SBT. Em vários horários, como o do Mais Você, tem ficado em terceiro lugar. Na última sexta (23), o Fala Brasil, que compete com o programa de Ana Maria Braga, cravou média de 13,6 pontos em Salvador. No horário, a Rede Bahia deu 3,9, menos da metade do que os desenhos de Silvio Santos (8,5).

(…)

Procurada, a TV Globo negou que tenha mudado sua linha editorial, que recomenda expressamente que não se mostre imagens de cadáveres. Segundo a cabeça-de-rede, a Rede Bahia afirmou que foi “um erro de enquadramento”. O Notícias da TV não conseguiu falar com executivos da Rede Bahia até a conclusão deste texto.

(…)

Cadáver apareceu nesta transmissão de afiliada da Globo. Foto: Reprodução