Apoie o DCM

Afiliada da Globo tem luz cortada por calote e ataca companhia de energia

Do blog de Lúcio Flávio Pinto:

 

A Celpa começou hoje a cortar o fornecimento de energia ao conglomerado do grupo Liberal. A ação atinge tanto as unidades de Belém quanto do interior. Uma das primeiras atingidas foi uma antiga emissora de televisão de Santarém, já desativada, mas com prédio instalado. O corte foi decidido porque as empresas da família Maiorana continuam sem pagar as contas atrasadas.

Um acerto feito pela proprietária anterior da Celpa, a Rede Energia, aceitava que o pagamento devido por 150 clientes protegidos pelo grupo Liberal fosse através de permuta de publicidade, com encontro de contas. A nova concessionária, a Equatorial Energia, não aceitou essa transação e tentou cobrar sem sucesso o passivo do grupo Liberal, de 20 milhões de reais. Diante da recusa à quitação, a nova dona da Celpa decidiu suspender o serviço aos usuários inadimplentes.

O grupo Liberal, afiliado à Rede Globo de Comunicação, reagiu às cobranças desencadeando uma grande campanha de opinião pública contra a Celpa, tentando restabelecer a forma antiga. Como a Equatorial não aceitou, a campanha vinha se intensificando. Deve recrudescer ainda mais com os cortes. Fontes da concessionária haviam assegurado, ao início da campanha, que não voltariam atrás. Se a decisão for realmente essa, os Maioranas terão que pagar o atrasado se quiserem continuar a receber energia.