Apoie o DCM

África quer mudança no mapa-múndi; saiba qual

Mapa-múndi na projeção de Mercator – Foto: Reprodução

A União Africana lançou a campanha “Correct The Map” para substituir a projeção de Mercator nos mapas-múndi, alegando que ela distorce o tamanho real de continentes como África e América do Sul. A vice-presidente da Comissão da União Africana, Selma Malika Haddadi, diz que a representação reduzida interfere na percepção global: “Pode parecer que é só um mapa, mas, na verdade, não é”.

Criada no século XVI pelo cartógrafo Gerardus Mercator para uso na navegação, a projeção exagera áreas afastadas da linha do Equador, fazendo com que regiões como Europa e América do Norte pareçam maiores. A campanha defende a adoção da projeção Equal Earth, considerada mais fiel ao real tamanho dos continentes.

O movimento afirma que a diferença nas proporções reflete desigualdades históricas e influencia como o mundo enxerga o continente africano. “Durante mais de 450 anos, baseamos nossa compreensão da África e do mundo em um mapa que é equivocado”, diz o site do Correct The Map, que classifica a projeção atual como uma questão de “poder e percepção”.