Agência espacial europeia divulga imagem inédita do polo sul do Sol

Uma espaçonave robótica da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) conseguiu capturar pela primeira vez uma imagem do polo sul do Sol. O registro foi feito em março, por meio de uma colaboração com a Nasa, agência espacial americana, e divulgado nesta quarta (11).
Antes da Solar Orbiter, espaçonave lançada pela ESA e pela Nasa, as visualizações do Sol partiam do mesmo ponto de observação, de frente para seu equador e a partir do plano em que a Terra e outros planetas orbitam, o chamado plano eclíptico.
A imagem foi obtida a uma distância de cerca de 65 milhões de quilômetros, em um período de máxima atividade solar, enquanto outros registros estão sendo transmitidos pela espaçonave. “O melhor ainda está por vir. O que vimos foi apenas uma primeira olhada rápida”, diz o alemão Sami Solanki, físico solar.
A Solar Orbiter fez um sobrevoo de efeito estilingue ao redor de Vênus em fevereiro para observar o sol a partir de um ângulo de até 17 graus abaixo do equador solar. Futuros sobrevoos devem proporcionar uma visão melhor, além de 30 graus.