Agências de turismo organizam visitas clandestinas a gruta interditada em MT

A Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, tem sido alvo de visitações clandestinas, segundo o Ministério Público do Estado (MPE-MT). A área foi fechada pelo Ibama em 2002 e agora está sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Guias de turismo não autorizados estão promovendo passeios irregulares no local, sem informar os viajantes sobre a proibição.
Uma fotógrafa relatou ter realizado uma sessão de fotos na área sem conhecimento das restrições, organizada por um suposto profissional de turismo. A falta de sinalização sobre a proibição preocupa os visitantes desavisados.
No ano passado, o jogador de futebol Deyverson, do Cuiabá, e sua esposa também visitaram a gruta, compartilhando fotos do passeio nas redes sociais. Até o momento, não houve manifestação do casal sobre o assunto.
A Gruta da Lagoa Azul é conhecida por suas rochas e água cristalina, resultado do afloramento do lençol subterrâneo de água. A cor azul da água é atribuída a elementos como carbonato de cálcio e magnésio.