Apoie o DCM

Agora vai: Asteroide maior que o Empire State se dirige à Terra, diz a NASA

Nesta semana, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) divulgou nos canais digitais que um asteroide maior que o Empire State Building de Nova York, nos Estados Unidos nomeado de 2008 TZ3, passará numa distância de menos 5,8 milhões de km próximo da Terra, já neste domingo.

Para se ter noção da dimensão da rocha que se aproxima do nosso planeta, o Empire State Building tem perto de 500 metros de altura e é um dos edifícios mais imponentes do mundo, já o asteroide ultrapassa essas dimensões sendo 50 metros maior do que o edifício citado.

A rocha é classificada como potencialmente perigosa e poderia causar danos massivos no nosso planeta. Não é a primeira vez que este asteroide em particular faz zoom sobre a Terra, a rocha espacial passou pelo planeta a uma distância de cerca de 2,75 milhões de km a dois anos atrás, em maio de 2020, e de acordo com especialistas da área, não é esperado que ele passe novamente tão próximo da terra até o ano de 2163.

Os especialistas calculam que os asteroides de cerca de 100m de diâmetro se colidissem com a Terra poderiam gerar uma força explosiva 10 vezes superior à da erupção vulcânica de 14 de janeiro em Tonga, dito isto, o 2008 TZ3 poderia causar estragos desastrosos ao nosso planeta.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link