Apoie o DCM

Agricultura desmente Bolsonaro sobre risco de desabastecimento

Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apontou risco de desabastecimento – Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura desmentiu uma previsão apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta (07). A pasta monitora potenciais riscos à produção agrícola brasileira, mas não vê cenário de desabastecimento no ano que vem.

O Ministério reconhece, portanto, como problema enfrentado pelos agricultores a escalada do preço dos fertilizantes, amplamente usados no plantio brasileiro. A elevação dos valores tem como fatores a alta do dólar e um choque de oferta da China, maior fabricante de nitrogenados do mundo, que tem sofrido com altos preços de energia. Com informações da Folha.

Mesmo assim, as projeções são de que a próxima safra de grãos alcance um recorde de 288,6 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.

Leia também

1- Rosa Weber vota por rejeitar ação do PSOL contra presidente e chama pedido de “Curatela judicial”

2- Secretário do tratoraço pede demissão do governo 

3- Lula diz que regulação de mídia não é decisão dele; entenda

O que disse Bolsonaro

Nesta quinta-feira (7), Bolsonaro falou que haverá problemas de abastecimento em 2022 em decorrência de uma possível falta de fertilizantes.

“Eu vou avisar um ano antes, fertilizantes: por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento ano que vem”, declarou Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto.