Apoie o DCM

AGU alega aglomeração, pede suspensão de ato indígena e Barroso nega

Ministro Roberto Barroso durante sessão da 1ª turma do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF (25/06/2019)

AGU alegou aglomeração e pediu a suspensão de ato indígena. O ministro Luis Roberto Barroso negou a ação.

LEIA MAIS:

1 – Site de Olavo diz que Olavo está “conversando com todos, sorridente”

2 – Hospital desmente boato de que Olavo de Carvalho estaria morto

Barroso nega

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta quarta (25) uma ação do governo federal que buscava barrar atos indígenas em Brasília.

Mais de 110 etnias estão acampadas na capital federal aguardando julgamento do Supremo sobre o chamado “marco temporal” e protestando contra propostas em análise no Congresso que legalizam o garimpo.

Para a AGU (Advocacia Geral da União), que assina o pedido feito pelo governo Bolsonaro, eventual manifestação poderia aumentar a proliferação do novo coronavírus. Por isso, solicitou a transferência dos atos que devem ocorrer nesta semana para uma data futura.

Com informações da reportagem do site Poder360.

Ele fala de golpe ao Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse nesta quarta (25) que não vê condições para que um golpe de estado seja dado no Brasil. Ele disse, no entanto, que o número de vezes em que ele é perguntado sobre o assunto vem o deixando preocupado. O ex-presidente Michel Temer também disse hoje que não aposta que as Forças Armadas irão endossar qualquer movimento de ruptura democrática.

“As pessoas me perguntam se tem risco de golpe? Eu gostava de dizer que não. E gosto de dizer que não e acho que não, mas o número de vezes que me perguntam isso começa a me preocupar. Mas eu não vejo condições para um golpe no Brasil simplesmente porque não há uma causa para se dar um golpe”. A afirmação é do ministro em um evento organizado por uma corretora de valores.

Ele afirmou que os limites da democracia brasileira vêm sendo testados recentemente. Ainda criticou a criação de “turbulências artificialmente criadas”. Mas disse acreditar que as instituições brasileiras estão funcionando. “Acho que eles podem ter sido estressados em algum momento, forçados, mas acho que esses limites foram bem traçados. E acho, portanto, que as instituições brasileiras, apesar de turbulências a meu ver artificialmente criadas, acho que elas estão funcionando adequadamente”, afirmou o ministro.

Declarações de Barroso acontecem em meio a um contexto de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro a integrantes do STF como ele e o ministro Alexandre de Moraes.