Apoie o DCM

AGU pede direito de resposta à IstoÉ por capa comparando Bolsonaro a Hitler

A capa da revista IstoÉ de sexta-feira (15) estampou Bolsonaro com alusão a Adolf Hitler. Imagem: Reprodução/IstoÉ
A capa da revista IstoÉ de sexta-feira (15) estampou Bolsonaro com alusão a Adolf Hitler. Imagem: Reprodução/IstoÉ

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente a revista IstoÉ pedindo direito de resposta pela capa da revista da edição lançada na última sexta-feira (15). A publicação estampa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em alusão ao nazista Adolf Hitler.

“As práticas abomináveis do mercador da morte”, está escrito na capa. No lugar do tradicional bigode de Hitler está a palavra “genocida” entre a boca e o nariz de Bolsonaro.

A reportagem da revista fala sobre o relatório final da CPI da Covid, que está sendo elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Leia mais:

1. “Nem sei quem é Olavo”, diz ao DCM líder de Paraisópolis que faz parceria com o canal bolsonarista Brasil Paralelo

2. Bolsonaro anuncia presença em rede social de extrema-direita criada pela equipe de Trump

3. Ao vivo, Record inventa explosão em shopping, aciona helicóptero, cita feridos e não era verdade

No pedido de direito de resposta, a AGU quer que a revista publique uma nova capa dizendo que Bolsonaro defendeu “vidas, empregos e dignidade” e ilustre com fotos do presidente acenando em desfile de sete de setembro e sendo abraçado pelo povo.

Veja abaixo a sugestão de capa que a União enviou para a IstoÉ:

Pedido de direito de resposta na capa da IstoÉ. Imagem: Reprodução
Pedido de direito de resposta na capa da IstoÉ. Imagem: Reprodução

Segundo a Advocacia-Geral da União, a veiculação “atinge direta e indevidamente a imagem do Presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”. A União também disse que a revista “omitiu os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado Brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária”.

A defesa de Bolsonaro pretende que a revista publique, como direito de resposta, que: “comparar este Governo a um que planejou e executou o extermínio do próprio povo é um artifício ao mesmo tempo ridículo, pueril, acintoso e criminoso. E chega a ser um deboche com a inteligência de quem ainda lê esta revista”.

Com informações do Jota