Apoie o DCM

Ainda em estudo, ivermectina não tem benefício comprovado contra covid-19

Ivermectina

Do Estado de Minas:

Publicações compartilhadas mais de 1.000 vezes no Facebook pelo menos desde o último 21 de dezembro garantem que a ivermectina, um medicamento antiparasitário, “elimina 97% dos vírus dentro de células em 48h”. Essa afirmação, entretanto, apenas pode ser considerada verdadeira no caso de estudos de laboratório, realizados fora de um organismo vivo. Essa eficácia ainda não foi comprovada clinicamente em seres humanos. (…)

A ivermectina é um medicamento utilizado para tratar algumas infecções parasitárias em humanos e também em animais, embora sob outra fórmula. O remédio realmente tem sido objeto de estudos que procuram uma cura para a covid-19, mas ainda não há comprovação de que seja eficaz contra a doença. (…)

Cristian Paredes, químico farmacêutico do Hospital La Florida, em Santiago, explicou que a ivermectina é usada contra infecções parasitárias e que seu efeito contra o novo coronavírus ainda está em estudo. “Em humanos e para infecções por SARS-CoV-2 não existem doses comprovadas. Esquemas com doses três vezes maiores que o normal foram propostos sem considerar os efeitos adversos”.

(…)