Apoie o DCM

Alberto Fernández: “O colapso institucional na Bolívia é inaceitável”

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, manifestou-se sobre o Golpe ocorrido na Bolívia pelo seu Twitter:

Na Bolívia, um golpe de estado foi consumado como resultado das ações conjuntas de civis violentos, equipe policial esquartejada e passividade do exército. É um golpe perpetrado contra o presidente @evoespueblo, que pedia um novo processo eleitoral.

Nós, defensores das instituições democráticas, repudiamos a violência desencadeada que impediu @evoespueblo concluir seu mandato presidencial e alterou o curso do processo eleitoral.

O colapso institucional na Bolívia é inaceitável. O povo boliviano deve escolher, o quanto antes, em eleições livres e informadas, seu próximo governo.

Vamos defender fortemente a democracia em toda a América Latina. Após esse colapso institucional, a Bolívia deve retornar o mais rápido possível ao caminho da democracia através do voto popular e sem proscrição.

O compromisso da Argentina com o institucionalismo e contra qualquer forma de golpe de estado no continente deve ser total.

Espero que as autoridades atuais ajam com o mesmo princípio, preservando a integridade física daqueles que podem ser perseguidos pelo golpe e colaborem até 10 de dezembro com a recuperação da democracia na Bolívia”.