Apoie o DCM

Alckmin diz estar “pronto para servir ao Brasil”, mas Brasil diz estar bem servido de gente como ele

Do Valor:

O governador paulista, Geraldo Alckmin, voltou a reafirmar ontem sua disposição de concorrer à Presidência da República pelo PSDB nas eleições de 2018. Após cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o tucano disse que está pronto para servir ao Brasil e que a disputa pelo Palácio do Planalto não pode ser tratada como um projeto pessoal ou personalista.

“Eu sempre tenho dito que a eleição presidencial não é um projeto pessoal, não é um projeto personalista. É um projeto coletivo”, afirmou Alckmin ao ser questionado se as investigações da Operação Lava-Jato podem prejudicar sua pretensão de ser candidato a presidente no ano que vem.

O governador paulista aparece nas delações de executivos da Odebrecht como beneficiário de recursos de caixa dois nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Alckmin nega as acusações.

“Agora, quero também reiterar que estou onde sempre estive, pronto para servir ao Brasil”, acrescentou o governador depois de anunciar um pacote fiscal de parcelamento de débitos. A declaração foi vista por aliados como um recado aos tucanos que nos bastidores já defendem uma candidatura ao Planalto do prefeito paulistano, João Doria (PSDB).

A empolgação de parte do PSDB com Doria, que já era significativa, cresceu nos últimos dias, com a divulgação da pesquisa Datafolha. O levantamento coloca o prefeito como o melhor tucano na corrida presidencial, com 9% das intenções de voto. Alckmin, por outro lado, não só oscilou para baixo, de 8% para 6%, como viu crescer sua rejeição, de 17% para 28%.

(…)