Apoie o DCM

Alckmin negocia com partidos aliados para virar governador

Geraldo Alckmin. Foto: Evaristo Sá | AFP

O ex-governador Geraldo Alckmin está bolando uma estratégia para retornar ao Palácio dos Bandeirantes, sede da administração estadual. De saída do PSDB, ele tem reunido aliados de fora do partido. Com informações do UOL.

Alckmin decidiu não concorrer nas prévias dos tucanos para o governo do estado, cujas inscrições se encerram nesta segunda (20). O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), é o candidato de Doria. Ele deve, então, anunciar a saída do partido nos próximos dias.

Leia também

1- Amigo de Flávio Bolsonaro aluga casas para ministros do STJ, deputados e senadores

2- Lira anuncia retorno presencial de sessões na Câmara

Frente Ampla

Alckmin já deixou claro que deverá deixar o PSDB. A expectativa é que o ex-governador vá para o PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, aliado de longa data, mas o ex-governador quer mesmo montar uma frente ampla.

Ele tem se aproximado cada vez mais de outros dois antigos aliados: o PSB, de Márcio França, que foi seu vice-governador, e o Solidariedade, de Aldo Rebelo e Paulinho da Força, além de flertar com PDT e Avante.

Entre pessoas próximas no PSDB, a avaliação é de que os dois lados ganham. Em uma aba, Alckmin ganha uma aliança forte para deixar o partido que governa São Paulo desde 1995; na outra, as siglas veem no ex-governador um nome com força eleitoral no estado e possibilidade agregadora de diferentes legendas.