Álcool, cocaína ou LSD? Ranking mostra qual a “pior” droga; confira

O psiquiatra Dartiu Xavier afirmou que o álcool é a droga mais danosa entre todas as substâncias avaliadas por um estudo da Imperial College de Londres. Em entrevista ao videocast Alt Tabet, do UOL, ele explicou que o levantamento considerou impactos físicos, psicológicos, sociais e biológicos, e que “o álcool é a pior de todas as drogas em termos de danos e agressividade ao organismo”. Na escala de 0 a 100, o álcool recebeu 75 pontos, muito à frente da cocaína (menos de 40), da maconha (20) e dos cogumelos psicodélicos (menos de 10).
Xavier também destacou os diferentes riscos e contextos associados ao uso de drogas. A cocaína, segundo ele, provoca euforia seguida de depressão intensa e tem alto risco de dependência. Já o crack está associado à população em situação de rua. A maconha apresenta maior risco para adolescentes, enquanto substâncias como LSD, MDMA, ayahuasca e DMT são consideradas mais seguras, com menor potencial de vício. “Psicodélicos são drogas seguras”, afirmou o médico.
O especialista ainda comentou o uso terapêutico dos psicodélicos em pesquisas com pacientes com depressão, estresse pós-traumático e dependência de álcool. Segundo ele, os resultados são promissores, mas ainda restritos ao meio acadêmico. Dartiu também criticou a internação compulsória de dependentes, afirmando que “em mais de 90% dos casos, as pessoas voltam a usar drogas depois”.