Além da pandemia, 21 estados tiveram surto de sarampo em 2020
Da ÉPOCA:

O ano da pandemia de Covid-19 também foi marcado pelo surto de um outro vírus que, há alguns anos, estava erradicado do Brasil. Em 2020, o país registrou 8.419 casos de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, atualizado em 24 de dezembro.
Doença infecciosa grave e que pode levar à morte, o sarampo foi registrado em 21 estados. Não houve circulação do vírus apenas no Acre, Roraima, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Espírito Santo no ano passado.
O Pará foi o epicentro do surto de sarampo no Brasil, com 5.375 registros da doença, número equivalente a 63,8% do total no país. O estado também concentrou as mortes causadas pela moléstia, com um total de cinco óbitos. Outras duas pessoas morreram em decorrência da doença no país, no período, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.
(…) Além do Pará, o surto de sarampo permanece ativo no Rio de Janeiro (1.347 casos), São Paulo (864 casos) e Amapá (177 casos). Nos demais estados a circulação viral foi interrompida, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
(…)