Apoie o DCM

Além do calor excessivo: os sintomas ocultos da menopausa

Mulher em idade de menopausa. Foto: reprodução

O Dia Mundial da Menopausa, no sábado (18), busca conscientizar sobre uma fase que afeta 30 milhões de mulheres no Brasil e 1,2 bilhão globalmente até 2030. A data destaca a necessidade de ampliar o debate sobre os sintomas do climatério, que vão muito além dos conhecidos calorões e incluem fadiga extrema, irritabilidade e esquecimentos.

A jornalista Maria Cândida, autora de “Menopausa como Jornada”, relatou sua experiência difícil à CNN Brasil. “Eu me vi exausta, com uma fadiga extrema. Eu comecei a ter uma irritabilidade absurda, a ponto de as pessoas que trabalhavam comigo fazer grupos paralelos de WhatsApp para falar da minha irritação”, contou. Ela também sofreu com a “névoa mental”: “Outro sintoma que me prejudicou muito no meu dia a dia foram os esquecimentos”.

Além dos sintomas mais conhecidos como ondas de calor e menstruação irregular, a menopausa pode causar secura vaginal, problemas de sono e diminuição da libido. Especialistas alertam que a falta de pesquisas robustas e a formação inadequada de médicos sobre o tema perpetuam estereótipos e deixam as mulheres sem apoio adequado.