Apoie o DCM

Alemanha bane grupo de extrema direita que defendia restabelecimento de ‘Estado nazista’

Do Globo

Membros do grupo neonazista Sturmbrigade 44

A Alemanha baniu o grupo neonazista Sturmbrigade 44 por promover o ódio, anunciou nesta terça-feira o ministro do Interior, Horst Seehofer. Mais de 180 policiais fizeram operações em três estados do país, confiscando armas, facas, propagandas e materiais com suásticas e outros símbolos nazistas.

De acordo com o ministro, o grupo conhecido também como Wolfsbrigade 44 “semeia o ódio e defende o restabelecimento de um Estado nazista”. O objetivo, afirmou Seehofer, seria “reimplementar a pátria livre” segundo a “lei moral germânica”.

“Quem tentar minar os valores fundamentais de nossa sociedade liberal enfrentará a reação determinada do Estado constitucional”, afirmou Seehofer, em comunicado.

Ao pôr o grupo na ilegalidade, o governo alemão pôde tomar uma série de medidas adicionais para confiscar seus materiais e infraestrutura. Em paralelo com as operações nas casas de 11 membros do grupo nos estados de Hesse, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Renânia do Norte-Vestfália, os símbolos da organização, como uma caveira e duas granadas, marcadas com o número 44, também foram banidos. (…)