Apoie o DCM

Alemanha é acusada de ter dado morteiros como propina para sediar Copa de 2006

image

Da espn:

As acusações de compra de votos contra os países que brigaram para sediar uma Copa do Mundo não param de aparecer depois do escândalo na Fifa.

Nesta semana, duas mídias da Alemanha (o jornal Die Zeit e a revista Der Spiegel) revelaram que o país também pagou propina para conquistar o direito de receber o maior evento do futebol mundial em 2006.

Segundo as mídias, o ex-primeiro ministro alemão Gerhard Schroder, junto à federação local, conseguiu mudar o voto da Árabia Saudita, que apoiava a candidatura de Marrocos, na eleição realizada pela Fifa em 2000 oferecendo 1.200 morteiros (lançadores de granada) para o exército do país do Oriente Médio.

E tal mudança se mostrou fundamental, pois a Alemanha eliminou Marrocos e Inglaterra nas rodadas iniciais e superou a África do Sul por apenas um voto, 12 a 11.

Os diários afirmam que Gerhard Schroder autorizou o envio dos suplementos militares para a Árabia Saudita uma semana antes da votação de 6 de julho de 2000.

As reportagens ainda indicam que outros países com membros no comitê executivo da Fifa também receberam propinas de empresas alemãs: a montadora Daimler ajudou com centenas de milhões de dólares a Hyundai (o filho do dono da fabricante sul-coreana era um dos votantes); e Volkswagen e Bayer AG prometeram investir pesadamente na Coreia do Sul e na Tailândia.

(…)