Alemanha tenta frear crescimento de neonazistas e partido de extrema direita

A cúpula política e institucional alemã avalia como conter o crescimento do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no país. Apesar da relação com figuras e pautas neonazistas, a legenda alcançou a segunda colocação em intenções de voto em pesquisas de opinião recentes. Com informações do O GLOBO.
Em busca de enfraquecer a ascensão do partido, as forças políticas tradicionais estão considerando até mesmo o banimento da legenda por incompatibilidades com a ordem constitucional do país. Além disso, os partidos conservadores tentam vincular o AfD a possíveis consequências econômicas.
Durante discurso no Parlamento na quarta-feira (6), o chanceler Olaf Scholz classificou o partido como “um esquadrão de demolição” ao argumentar que as propostas da sigla comprometeriam o desenvolvimento econômico do país.
Ele ainda fez um apelo aos conservadores para se unirem por um “pacto para a Alemanha”, a fim de aprovarem em conjunto reformas de aceleração da modernização do país. “Só juntos poderemos eliminar o mofo da burocracia, a aversão ao risco e o desânimo que se instalou no nosso país ao longo dos anos”, disse.