Apoie o DCM

Alerta falso da Defesa Civil: Conheça filmes e séries sobre misantropia

Jenna Ortega como Wandinha com megafone na segunda temporada da série
Jenna Ortega em cena da segunda temporada da série ‘Wandinha’. Foto: Reprodução.

Milhões de brasileiros receberam, entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20), alertas falsos de evento extremo enviados pela Defesa Civil. As mensagens traziam a palavra “misantropia” ou variações como “misantropi4”, o que levou muita gente a buscar o significado do termo nas redes sociais.

Misantropia designa aversão, desconfiança ou desprezo por pessoas e pela espécie humana. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou a jornalistas: “Tudo indica ataque de hacker. Lamentavelmente, há pessoas que se propõem a fazer um desserviço à nação. Nosso sistema foi invadido”.

A curiosidade em torno da palavra também reacendeu associações com personagens conhecidos do cinema e da TV. Entre os exemplos citados estão “O Grinch”, sobre a criatura esverdeada que vive afastada da Quemlândia e decide roubar o Natal, e “O Menu”, em que um chef prepara um cardápio aterrorizante para expressar seu desprezo por uma clientela fútil.

A lista também inclui “O Pior Vizinho do Mundo”, centrado em Ove, um aposentado rabugento e enlutado que passa a conviver com vizinhos insistentes; “Wandinha”, série da Netflix sobre a desconfiada Wandinha Addams; e “The White Lotus”, produção antológica da HBO ambientada em resorts de luxo. “O Grinch” está disponível para aluguel e compra no Prime Video, “O Menu” no Disney+ e no Prime Video, “Wandinha” na Netflix e “The White Lotus” no HBO Max.