Alexandre de Moraes determina que Fux explique liminar que suspendeu juiz de garantias

Publicado em 21 dezembro, 2020 8:20 pm

Do Globo:

Ministro Alexandre de Moraes — Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o presidente da corte, Luiz Fux, apresente esclarecimentos sobre sua decisão liminar que suspendeu o instrumento do juiz de garantias, criado pelo Congresso Nacional no pacote anticrime.

A decisão de Moraes foi em resposta a um habeas corpus coletivo protocolado pelo Instituto de Garantias Penais (IGP), no qual o instituto pedia a liberdade de todos os presos em flagrante sob argumento de que estão sem os direitos previstos na lei que criou o juiz de garantias. Moraes pediu esclarecimentos a Fux antes de decidir no habeas corpus.

A ação do ministro mostra o descontentamento de uma ala do tribunal com o presidente Luiz Fux. Fux havia suspendido o juiz de garantias por meio de uma decisão liminar do início deste ano, proferida durante o recesso. Ele nunca levou o assunto para julgamento no tribunal. (…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!