Apoie o DCM

Alexandre Garcia passa pano para Bolsonaro e diz: “Já vi crises maiores do que essa”

Da CNN:

Bolsonaro é tietado por Alexandre Garcia na posse

O jornalista Alexandre Garcia foi entrevistado pelos analistas da CNN, Caio Junqueira e Renata Agostini, sobre a atuação do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Ao ser questionado sobre a postura do presidente na atuação que tem agravado o momento para uma, também, crise política, Garcia afirmou que não acredita que o Brasil esteja enfrentando uma de suas maiores crises. “Nos meus 80 anos eu já vi crises maiores do que essa. Na hora que Getúlio Vargas se matou, por exemplo, na hora que Jânio Quadros renunciou, os impeachments de dois presidentes”.

Além disso, ele discordou da ideia de que ele seja um apoiador de Bolsonaro, e procurou refutar dizendo: “Estou procurando analisar os fatos e condenar, no lado da mídia, uma militância que eu não vi isso em toda minha vida de jornalista nestes 50 anos”. Alexandre Garcia criticou as mídias brasileiras dizendo que hoje estaria faltando neutralidade por parte da imprensa.

O jornalista chamou a atenção para a bifurcação da atual crise, avaliando ser uma ameaça sanitária, mas também econômica. “Estão separando as coisas como se fossem alternativas, erroneamente. Se defender a vida, tem que parar a economia, se parar a economia tá agredindo a vida. Quando as duas ciências – da economia e da saúde – têm que agir de forma inteligente e sensata, para que tenhamos menos morte e menos consequência. Estamos entrando em uma fase econômica de catástrofe, embora tenha uma catástrofe sanitária também”.

“O dinheiro que seria economizado com a reforma da Previdência já foi embora. Está indo dinheiro para os estados, assistência social, esse coronavoucher, e a economia parada, com exceção do agro (negócio), que está com bons resultados. O governo vai ter que resolver problemas de um outro Brasil. A crise sanitária está presente, mas a crise econômica mal começou”, continua.

(…)